





Com alguma folga, o Gaussian seja talvez o principal software de computação científica usado pela química. No caso dos trabalhos desenvolvidos pelo LECiC/GIEESAA o Gaussian será utilizado de forma complementar ao GAMESS, respeitando sempre as diferenças de implementação computacional que há nos dois casos.
​
Há excelentes tutoriais na internet sobre o Gaussian, é altamente recomendável que você tente fazer esses tutoriais e que tente reproduzir resultados de artigos .
Preparando arquivos de entrada para o GAMESS
Há alguns programas que podem ser usados para a montagem de arquivos de entrada do Gaussian, dentre eles o Avogadro (freeware) e o Gaussview (pago).
​
No caso do Avogadro, o modus operandi é exatamente o mesmo. Por isso, o enfoque nesse tutorial será no Gaussview
​
Há pequenas diferença entre o Gaussian e o Gamess no tocante ao sistema de instruções, por exemplo: A seleção do número de processadores que serão utilizados para o cálculo é feito a linha de comando da submissão no GAMESS, enquanto no Gaussian essa informação é parte do próprio arquivo de entrada.
​
A melhor extensão dos arquivos de entrada para o Gaussian é *.com
​
Como submeter o arquivo de entrada ?
Em si, a submissão de cálculos no Gaussian é muito simples.
​
Para submeter seu arquivo de entrada, abra o terminal, navegue até o endereço onde seu arquivo de entrada está e digite:
​
g09 nomedoarquivo.com
​
IMPORTANTE: Por padrão o Gaussian irá criar um arquivo *.log com o mesmo nome do arquivo de entrada
​
Por exemplo, se seu arquivo se chama cu.inp, digite:
​
g09 cu.com
​
e o Gaussian criará o arquivo 'cu.log' como arquivo de saída.
